Biografia

Igor Barenboim - Economista brasileiro

Igor Barenboim é um reconhecido economista brasileiro que ocupou com sucesso altos cargos no governo, grandes corporações e mercado financeiro. No Ministério da Fazenda, ele desempenhou o papel de secretário adjunto de política econômica, sendo responsável por propor, avaliar e aprovar regulações e normativos com impacto microeconômico no cenário nacional.

Nessa posição, Igor participou de reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da Comissão da Moeda e do Crédito (COMOC). Antes de ir para o governo federal, Igor Barenboim foi Superintendente da Tesouraria do Itaú-Unibanco, onde foi responsável pela implantação das normas de Basileia e por acompanhar as operações das Tesourarias do banco em diversos países, inclusive Trading e Banking, Compliance e Risco, TI e Middle Office reportando a alta administração do conglomerado.

Igor também foi Diretor Superintendente do SESI e SENAI SP, onde foi responsável pela gestão de orçamento de mais de 1 bilhão de dólares anuais. Lá ele liderou a transformação digital completa das entidades, implantou o programa de compliance e reduziu custo de folha e despesas correntes em 25%.

Barenboim também foi Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil. Atuou também como membro do Conselho de Administração de Companhias importantes, como a FINEP S.A., a Companhia de Docas de São Sebastião, Instituto Municipal de Previdência do Rio de Janeiro e da Empresa Municipal de Informática do Rio de Janeiro.

Além disso, é autor de dois livros: “Decisões Financeiras e o Comportamento Humano” e o “Economia e Política – Tudo o que você precisa saber para discutir numa conversa de bar”.

Atualmente, Igor Barenboim é sócio diretor da Reach Capital e professor de Economia Política e Finanças na Fundação Getúlio Vargas (EESP FGV-SP).

Igor Barenboim Economista

Baixe o eBook "Essays on the Causes and Consequences of Income Inequality"

Neste e-book, Igor Barenboim discorre sobre causas e consequências da desigualdade de renda e como ela gera atritos econômicos. Ao longo do conteúdo, o economista busca analisar como a forma da distribuição da renda afeta as variáveis econômicas.

Destaques
na mídia

Por ser referência na área de Economia, Igor Barenboim já escreveu e comentou sobre os principais assuntos deste segmento para veículos como o Jornal El País; Jornal do Brasil; O Globo; O Estado de S. Paulo e Jornal Valor Econômico. Veja mais abaixo.

Entre em contato




    Últimos artigos

    Que problema energético é enfrentado pela Alemanha e o que está sendo feito?

    A guerra na Ucrânia se tornou um grande desafio energético alemão, pois a Rússia é o seu princi...

    Projeções para o ano melhoram, mas juros tendem a tirar fôlego de 2023

    Por Marcelo Osakabe Pesquisa do Valor realizada nesta semana aponta que mediana para o PIB de 2022 f...

    Investimento LCI – Entenda suas vantagens e quando rende ao mês

    Se você gosta de investir o seu dinheiro em algo que vale a pena, o investimento LCI é uma ótima ...