Biografia

Igor Barenboim - Economista brasileiro

Igor Barenboim é um reconhecido economista brasileiro que ocupou com sucesso altos cargos no governo e no setor privado. No Ministério da Fazenda, ele desempenhou o papel de secretário adjunto de política econômica, sendo responsável por propor, avaliar e aprovar regulações e normativos com impacto microeconômico no cenário nacional. Nessa posição, Igor participou de reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da Comissão da Moeda e do Crédito (COMOC).

Além disso, Igor foi Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil. Atuou também como membro do Conselho de Administração de Companhias importantes, como a FINEP S.A., a Companhia de Docas de São Sebastião, Instituto Municipal de Previdência do Rio de Janeiro e da Empresa Municipal de Informática do Rio de Janeiro.

Antes de ir para o governo federal, Igor Barenboim foi Superintendente da Tesouraria do Itaú-Unibanco, onde foi responsável por acompanhar as operações das Tesourarias do banco em diversos países, inclusive Trading e Banking, Compliance e Risco, TI e Middle Office.

No começo de sua carreira, Igor atuou como Economista Global e foi membro da equipe fundadora do Gávea Investimento, uma casa de investimentos com patrimônio multibilionário sob gestão. Igor também foi subsecretário de administração do Rio de Janeiro, responsável pela folha de mais de cem mil funcionários.

Atualmente, Igor Barenboim é professor de Finanças na Fundação Getúlio Vargas (EESP FGV-SP).

Igor formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), e possui Mestrado e Ph.D também em Economia pela Universidade de Harvard. Além disso, já publicou dezenas de artigos em jornais como Valor Econômico, O Globo, e Jornal do Brasil.

Igor Barenboim Economista

Baixe o eBook "Essays on the Causes and Consequences of Income Inequality"

Neste e-book, Igor Barenboim discorre sobre causas e consequências da desigualdade de renda e como ela gera atritos econômicos. Ao longo do conteúdo, o economista busca analisar como a forma da distribuição da renda afeta as variáveis econômicas.

Destaques
na mídia

Por ser referência na área de Economia, Igor Barenboim já escreveu e comentou sobre os principais assuntos deste segmento para veículos como o Jornal El País; Jornal do Brasil; O Globo; O Estado de S. Paulo e Jornal Valor Econômico. Veja mais abaixo.

Entre em contato




Últimos artigos

Entrevista – Juros tabelados elevariam pressão sobre rentabilidade de bancos

São Paulo – A aprovação do projeto de lei (PL) 1.166/2020, que propõe o tabelamento dos juros ...

Uma visão da economia

Recentemente tivemos notícias importantes nos frontes epidemiológico, econômico, e político, que...

A recuperação econômica avança

O susto com a segunda onda de COVID tem se reduzido a cada dia. Nos EUA tem sim uma alta em mortes p...