Biografia
Igor Barenboim - Economista brasileiro
Igor Barenboim é um reconhecido economista, executivo e empresário brasileiro que ocupou com sucesso altos cargos no governo, grandes corporações e mercado financeiro. É sócio fundador da Reach Capital, gestora de fundos com desempenho de destaque no mercado brasileiro. Foi professor de Economia Política e Finanças na Fundação Getúlio Vargas (EESP FGV). No Ministério da Fazenda, ele desempenhou o papel de secretário adjunto de política econômica, sendo responsável por propor, avaliar e aprovar regulações e normativos com impacto microeconômico no cenário nacional. Nessa posição, Igor participou de reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da Comissão da Moeda e do Crédito (COMOC).
Antes de ir para o governo federal, Igor Barenboim foi Superintendente da Tesouraria do Itaú-Unibanco, onde foi responsável pela implantação das normas de Basileia e por acompanhar as operações das Tesourarias do banco em diversos países, inclusive Trading e Banking, Compliance e Risco, TI e Middle Office reportando a alta administração do conglomerado. Foi também Diretor Superintendente do SESI e SENAI SP, onde foi responsável pela gestão de orçamento de mais de 1 bilhão de dólares anuais. Lá ele liderou a transformação digital completa das entidades, implantou o programa de compliance e reduziu o custo de despesas correntes em 25%.
Barenboim também foi Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil. Membro do Conselho Fiscal do Itaú-Unibanco. Atuou também como membro do Conselho de Administração de Companhias importantes, como a FINEP S.A., a Companhia de Docas de São Sebastião, Instituto Municipal de Previdência do Rio de Janeiro e da Empresa Municipal de Informática do Rio de Janeiro.
Além disso, é autor de dois livros: “Decisões Financeiras e o Comportamento Humano” e o “Economia e Política – Tudo o que você precisa saber para discutir numa conversa de bar”.
Baixe o eBook "Essays on the Causes and Consequences of Income Inequality"
Neste e-book, Igor Barenboim discorre sobre causas e consequências da desigualdade de renda e como ela gera atritos econômicos. Ao longo do conteúdo, o economista busca analisar como a forma da distribuição da renda afeta as variáveis econômicas.