Como funciona a bolsa de valores?
Muitas pessoas pensam em investir seu dinheiro e não sabem por onde começar. A bolsa de valores é uma boa opção para quem deseja ter lucros investindo seu dinheiro em ações ou em outros segmentos.
No Brasil, em 2022 foi registrado 5,8 milhões de investidores na bolsa de valores do país, esse valor representa 2,7% da população. Para aqueles que querem começar a investir, é importante saber como a bolsa funciona e como investir.
Continue a leitura e conheça informações relevantes sobre o assunto.
O que é bolsa de valores
Bolsa de valores é um local onde são negociados as ações e ativos de várias empresas, títulos de renda fixa, commodities, dentre outros. Nela ocorre a venda e compra de ações, também é o ambiente em que as pessoas acompanham o mercado financeiro, portanto, todo investidor deveria saber mais sobre ela.
Além disso, a bolsa de valores contribui para a economia do país, potencializando os negócios realizados em um país e garantindo a segurança dos títulos realizados.
Os valores e pontuações variam muito, assim, deve-se estudar muito antes de investir, pois as ações têm influência política e econômica de um país.
Como funciona a bolsa de valores
Uma determinada empresa abre o capital da mesma e os investidores adquirem uma fatia desse capital em troca de valores e podem ter bons rendimentos. Essas atividades podem ser tanto presenciais como virtuais.
A maioria das pessoas que não são investidoras conhecem somente as ações, mas há outras opções de segmentos para negociar, veja algumas delas:
- Ativos de renda fixa: o investidor já sabe qual retorno terá já no início do investimento quando são pré-fixados ou no resgate, quando pós-fixados;
- Crédito imobiliário: o investimento se dá para a construção, reforma ou compra de imóveis, sendo uma das formas de obter lucros, o aluguel, mas há uma infinidade de opções neste segmento;
- Ações: nesse caso, o investidor compra uma parte de uma empresa, se tornando sócio e tendo direito aos lucros que o negócio possui, claro que eles dependem da quantidade de ações investidas. A empresa faz a venda de parte da empresa para melhorar e expandir seu negócio, resultando em mais lucros para todos.
O que fazer para investir na bolsa de valores
Quem deseja começar a investir deve ter um cadastro em uma corretora. Ainda há um mito de que é necessário ser rico para investir na bolsa de valores. Existem ações com valores acessíveis, eles são determinados por cada corretora e podem ter variações.
Todas as negociações podem ser feitas pela B3, bolsa de valores do Brasil, que fica em São Paulo. As corretoras fazem a compra e venda das ações e são especializadas e habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Para quem deseja investir em bolsas no exterior, cada país tem suas regras para negociações e é primordial ter uma corretora de confiança. Há três formas de comprar ações na bolsa de valores: fundos de investimento, individualmente e clubes de investimento.
Fique em nosso blog e confira mais informações sobre economia e finanças.