
Economia brasileira: conheça algumas de suas siglas e respectivas importâncias
Conhecer as siglas da economia brasileira não é válido apenas para os investidores, mas sim, para as pessoas que prezam pelo seu dinheiro. Cada uma tem sua importância, seja para aplicar seu dinheiro ou para adquirir um bem. Se deseja entender melhor sobre esse tema, fique por aqui, separamos o significado das principais.
Importância das siglas da economia brasileira
Essas siglas representam os indicadores econômicos, ou seja, índices que auxiliam na visualização do desempenho financeiro do Brasil. A partir desses dados, é possível entender como anda a economia de uma cidade, estado ou país.
Com isso, pode-se identificar os melhores períodos para investir, abrir um novo negócio ou até guardar seu dinheiro. É importante entendê-las para fazer ou refazer seu planejamento financeiro e conseguir lucrar com novos projetos.
Significado das principais siglas da economia brasileira
Separamos as principais siglas da economia brasileira para te ajudar a se programar melhor para enfrentar o mercado financeiro.
PIB
Já falamos outras vezes sobre o PIB (Produto Interno Bruto) em nosso blog. Ele representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país ou região em um ano. Cada país tem o cálculo do PIB conforme sua moeda. No Brasil, é possível verificar as informações no site do IBGE.
SELIC
Esta sigla é muito falada nos jornais, e você já deve ter visto em algum deles. Ela representa a taxa básica de juros da economia brasileira. Sendo assim, possui influência sobre a inflação.
IPCA
Se trata de um dos indicadores econômicos mais importantes do país. O IPCA indica a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos no país.
CDI
Este índice é usado por instituições financeiras, sendo um título de renda fixa no mercado interbancário. Sua função é para que os bancos emprestem e tomem recursos entre si em um curto período de prazo, como nos casos em que o banco termina o dia com o saldo negativo, ou seja, com mais saídas do que entradas.
IOF
O Imposto Sobre Operações Financeiras trata-se de um tributo sobre diversas movimentações. Cobrado pelo Governo em empréstimos, financiamentos e operações de câmbio para arrecadar recursos para o financiamento de políticas públicas.
Essas são algumas das principais siglas da economia brasileira. Entendendo um pouco de cada uma, é possível avaliar o cenário atual da economia da região ou país.
Acompanhe nosso blog para mais dicas sobre economia!
Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim possui know-how para te dar as melhores dicas sobre o mercado financeiro.
Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.