
Melhores estratégias de gerenciamento de riscos financeiros em 2024
Gerenciar os riscos financeiros é muito importante, principalmente para empresas com recursos financeiros limitados. A falta dessa organização pode custar a falência de uma empresa, caso ela enfrente uma grande perda, portanto, todos os fatores devem ser estudados, interno, externo, flutuações do mercado, gestão de caixa ou inadimplência.
Falaremos da importância deste gerenciamento e sobre as principais estratégias de gerenciamento de riscos financeiros.
Entenda o que é um gerenciamento de riscos
O gerenciamento de riscos visa identificar, analisar, avaliar e monitorar as ações voltadas para minimizar as perdas financeiras que eles podem causar na empresa. Existem diversos riscos que qualquer negócio pode enfrentar, independente do seu tamanho ou segmento, veja:
- Flutuações do mercado: esse risco envolve as taxas de juros, flutuações cambiais, volatilidade das ações;
- Inadimplência: pode acontecer pela falta de pagamento dos clientes;
Falhas nos processos: isso pode ocorrer por conta de fatores externos, fraudes, desastres naturais, etc; - Problemas operacionais: empresas que possuem diversos processos, podem sofrer com falhas nas máquinas, falta de energia, quedas em sistemas.
Estratégias de gerenciamento de riscos financeiros em 2024
Com base nos riscos financeiros que podem ser enfrentados em 2024, falaremos sobre as estratégias que podem ser usadas pelas empresas:
Monitorar a saúde da empresa
É crucial acompanhar todas as métricas, como, por exemplo, o fluxo de caixa, capital de giro, linha de crédito, taxa de inadimplência. Com isso, é possível prever alguns problemas com gastos extras que estão ocorrendo ou que possam acontecer.
Ter diversos investimentos
O velho ditado de não colocar os ovos em uma única cesta é bem aconselhável nesta estratégia. Para uma empresa que investe em ações de imobiliárias, pode começar a investir em outro segmento, como o de tecnologia, por exemplo. Assim, caso o principal investimento tenha uma alta queda, o negócio não será tão afetado.
Utilizar softwares de gestão
Mesmo se tratando de uma pequena empresa, é necessário ter softwares de gestão para auxiliar. Eles são essenciais para automatizar processos e gerar relatórios de vendas e financeiros.
Prever cenários
Tendo em mente diversos possíveis cenários, é possível se precaver e analisar o que deve ser feito. Desse modo, podem ser feitos planos de ação que previnem quedas drásticas nas finanças.
Reduzir o risco de inadimplência
Algumas mudanças são cruciais para reduzir os riscos de inadimplência por parte dos clientes. Além de ter um seguro de crédito para se proteger contra esses riscos, é possível fazer uma análise de crédito mais rigorosa e definir limites de crédito para clientes com histórico de atrasos.
Acompanhe nosso blog para mais dicas sobre economia!
Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim possui know-how para te dar as melhores dicas sobre o mercado financeiro.
Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.