Investimento estrangeiro – como funciona o investimento estrangeiro
A meta de guardar dinheiro é algo intrínseco na natureza do brasileiro, afinal todo mundo aprende desde criança que nunca se sabe o que pode acontecer e por isso é importante ter uma reserva. E o mais fascinante no mundo dos investimentos é a gama de opções para todos os tipos de perfis e bolsos. Como o investimento estrangeiro para donos de empresas.
Cada formato de investimento tem suas especificidades e vantagens para os investidores, tendo em mente esse fator, preparamos este artigo para explicar melhor como funciona o investimento estrangeiro.
O que é o investimento estrangeiro
De forma generalizada, como o nome já sugere, o investimento estrangeiro consiste em comprar capital de uma empresa fora do país. É uma forma em que todas as partes podem chegar a grandes benefícios.
Para clarear ainda mais como funciona o investimento estrangeiro, pense em uma empresa que mantém alguma subsidiária no Brasil está praticando o essa forma de investimento, ou seja, é uma prática que existe a muito tempo e de quebra não só proporciona um giro no capital mas também cria grandes oportunidades de emprego.
Outra forma de definir os investimentos estrangeiros é como fusão e aquisição, reinvestimento de lucros e empréstimo entre companhias – somente entre empresas do mesmo grupo econômico.
Benefícios dos investimentos estrangeiros
São muitos os benefícios que rodeiam o investimento estrangeiro, como por exemplo o nivelamento do mercado doméstico, pois a empresa beneficiária tem a chance de aumentar seu crescimento. E esse fator pode melhorar as oportunidades de emprego
Todos estes fatores representam uma ótima vantagem para o mundo da economia, mais pessoas empregadas, mais dinheiro rodando e assim o mercado segue com mais altos do que baixos.
Outro grande benefício é a longevidade do investimento, como estamos falando de compra de capital empresarial, os lucros podem render por grandes períodos de tempo, o que facilita para aqueles que adquiriram esses capitais lucros duradouros.
Empresas como startups costumam ser bons alvos para um investimento com capital estrangeiro. Startups de tecnologia possuem a seu lado a vantagem de criarem ou somente lidarem com tecnologia novas, o que naturalmente chama mais atenção dos estrangeiros.
É sempre muito importante ter em mente que são somente considerados investimentos estrangeiros aqueles que a matriz internacional exerce o controle sobre a filial do país em que a empresa está instalada.
De quebra, além das vantagens financeiras mais rápidas para as empresas beneficiárias, ainda se cria uma abertura para o mercado de exportação sem que para isso a empresa se complique com dívidas que talvez custem muito mais que os lucros adquiridos.
ACOMPANHE NOSSO BLOG PARA MAIS DICAS DE ECONOMIA
Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim possui know-how para te dar as melhores dicas sobre o mercado financeiro.
Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.