Blog
taxa-de-juros

O que é taxa de juros e como é definida?

Uma taxa de juros alta tem impacto em diversos setores no Brasil. Um deles é o acesso ao crédito, dificultando a liberação os empréstimos por parte das empresas e financeiras. O Brasil é o país com a maior taxa de juros reais (descontada a inflação) do mundo em 2023, segundo dados da MoneYou e Infinity Asset.

Saber como ela é definida é interessante para entender a dinâmica da alta dos preços, e para quem é investidor, é bom para entender como isso tem impacto na rentabilidade dos investimentos.

Continue a leitura e fique por dentro do que é a taxa de juros, qual é a taxa básica de juros no país e como ela é definida.

O que é taxa de juros

Taxa de juros é um valor pago pelo capital emprestado ou o lucro que você terá ao final de um investimento. Os valores são determinados pelas condições preestabelecidas e período.

Suas bases podem ser anuais, semestrais, trimestrais, mensais e diárias. Veja o exemplo abaixo:

  • Uma taxa de 10% retorna R$ 0,10 a cada R$ 1,00 aplicado.

A taxa básica de juros no Brasil é a Selic, ela serve como referência para outras taxas praticadas no mercado e para controlar a inflação.

Como a taxa de juros é definida

No Brasil, há um órgão chamado Copom (Comitê de Política Monetária), ele é vinculado ao Banco Central e seu objetivo é avaliar os relatórios de inflação e definir a taxa básica de juros. As reuniões são feitas a cada 45 dias, nas quais são definidas a manutenção e alteração da meta anual para a Selic.

Ela é definida como base na análise de alguns fatores como:

  • Contexto político e econômico do país e do mercado externo;
  • Avaliação do PIB (Produto Interno Bruto);
  • Índice de inflação.

Caso ocorram situações especiais com impactos nos rumos da política monetária, pode ser convocada uma reunião extraordinária.
Mesmo quem não se interessa pelo assunto, ele causa impactos na vida de todos por conta da taxa Selic. Ela é um indicador importante para a economia brasileira, confira onde ela pode afetar:

  • Setor de crédito: caso a taxa de juros esteja alta, isso pode dificultar o acesso a empréstimos. Tudo isso devido a eles ficarem mais altos e a população não se sentir à vontade para fazer as transações;
  • Consumo: com a dificuldade do acesso ao crédito e o aumento das taxas de juros, a sociedade tem mais dificuldade de comprar mais. Com a redução da taxa Selic, o acesso ao crédito estimula ambas as partes, tanto o comércio quanto os consumidores;
  • Mercado financeiro: a rentabilidade é afetada com as alterações da Selic. Dentre elas temos: poupança e Tesouro Direto, por exemplo, afetando a todos.Fique em nosso blog e confira mais informações sobre economia e finanças.