O que significa IPCA
Ao ligar a TV é impossível que você não tenha ouvido pelo menos uma vez o termo IPCA sendo utilizado nas notícias e se perguntou o que significa IPCA e por que faz ele faz tanta diferença no nosso dia a dia.
Mas não se preocupe, hoje vamos explorar um pouco mais deste tão suado jargão nas notícias e porque ele é tão importante para a economia do país.
O que significa IPCA
Em uma rápida tradução, o IPCA é a sigla de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, e é com base nesse índice que se calcula a inflação do Brasil.
As informações são calculadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mensalmente.
O Banco Oficial também utiliza os índices de IPCA como parâmetro oficial para definir os valores da inflação.
Existindo desde 1979, surgiu como forma de simplificar a identificação da variação dos preços de diferentes setores como:
- Habitação;
- Educação;
- Alimentícia;
- Transporte;
- Entre outros.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece as metas inflacionárias e essas são analisadas de acordo com os resultados do IPCA.
O salário mínimo também conta com seus reajustes baseados em resultados no índice.
O IPCA não define o valor de produtos e afins, mas é afetado por eles, se os preços de um mercado elevam, a taxa tende a seguir o mesmo curso.
Como é calculado o IPCA
A cada mês o IBGE faz a pesquisa de gastos dos prestadores de serviço, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços públicos e domicílios.
É importante lembrar que mesmo que o IBGE seja uma grande instituição, não se é possível analisar cada município e casa, portanto ficou estabelecido que a pesquisa concentra-se em centros urbanos.
Com os dados de cada região em mãos, o IBGE faz a soma desses índices para chegar ao valor da inflação anual.
Por conta das diferenças em tamanhos de população e quão relevante é aquela região para a economia, cada índice possui um peso diferente na soma final inflacionária.
Acompanhe nosso blog para mais dicas de economia
Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim possui know-how para te dar as melhores dicas sobre o mercado financeiro.
Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.