Blog

Por que o crescimento do PIB é importante para o desenvolvimento de um país?

Mesmo tendo sua explicação presente na base curricular de todo o Brasil, o PIB não raramente desperta diversos tipos de dúvidas em muitas pessoas.

Do que se trata essa sigla, e por qual motivo esse tema tão específico tem poder de influenciar o desenvolvimento de um país?

Não deixe de ler os próximos parágrafos para encontrar as respostas.

O que é o PIB, afinal

Para compreender a importância do crescimento do PIB é preciso que, primeiro, você saiba do que se trata essa sigla, e isso não poderia ser mais simples!

Trata-se do famoso Produto Interno Bruto, um indicador que, de acordo com o próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) representa nada menos que a soma dos bens e serviços finais produzidos em um território dentro do período de um ano.

Este território, por sua vez, pode ser uma cidade, um estado ou mesmo um país.

Inclusive, é válido frisar que não se trata de um indicador usado apenas no Brasil: cada país, com base em suas próprias moedas, faz essa soma ano a ano ou dentro de períodos que julgarem necessário.

Por que o crescimento desse indicador é importante

Resumidamente, tudo o que é produzido em um país é contabilizado por meio do PIB, sempre considerando os preços que chegam ao consumidor e os respectivos impostos, por exemplo.

Logo, por meio dele é possível saber quanto foi produzido dentro de um período e conhecer o fluxo de novos bens e serviços finais, entre outras coisas.

E é justamente aí que reside sua importância:

O Produto Interno Bruto é algo que pode ser observado de modo comparativo, de modo a observar quanto ele cresceu ano a ano, inclusive no que diz respeito à comparação com os PIBs internacionais.

Não é exagero afirmar que, mesmo sendo apenas um indicador econômico, ele permite, sim, observar o quanto um país tem conseguido se desenvolver, até mesmo em relação à renda por habitante (a famosa renda per capita), considerando um cenário no qual todas as pessoas daquela localidade recebessem partes iguais.

Uma ressalva necessária

Note, porém, que, embora de fato ajude a compreender um país, o indicador em questão não é, necessariamente, um parâmetro de riqueza.

Isso porque ele pode ser consideravelmente alto em um local de padrão de vida baixo, e pode ser baixo em locais onde este padrão é mais elevado. Ou seja: ele não chega a expressar a qualidade de vida de um país, e muito menos seus níveis educacionais, por exemplo.

Tudo o que você precisa saber sobre economia, em um só lugar

De qualquer forma, quanto maior a evolução do PIB de um país ano a ano, maior tende a ser o desenvolvimento deste território, sendo essa apenas uma das vertentes econômicas às quais vale a pena se atentar.

E, para aprender mais sobre muitas outras, não deixe de acompanhar os demais conteúdos deste blog.

Especialista no assunto, com ampla contribuição para o setor econômico brasileiro, Igor Barenboim apresenta constantemente inúmeras dicas e informações para quem deseja obter mais conhecimento sobre o assunto: clique no link acima para não perder nenhuma postagem.