O que significa ativo ou passivo na economia?
Entender o significado de ativo e passivo dentro da área de economia é fundamental para lidar com as obrigações financeiras. Afinal, é muito comum para qualquer empreendedor se deparar com esses termos ao realizar o balanço patrimonial ou alguma outra atividade.
Mas, você não precisa mais se preocupar, pois em nosso artigo iremos explicar para você da melhor maneira possível o conceito ativo e passivo na economia. Veja só!
O que é ativo dentro da área de economia?
Quando nos referimos ao ativo dentro de uma empresa, estamos nos referindo a tudo o que representa valor monetário, como o dinheiro em caixa, bens que possui, créditos a receber e direitos que possui sobre uma entidade econômica.
Além do mais, uma empresa pode ser sócia de outra e, nesse caso, o ativo se refere a todo o valor que a empresa possui. Dentro desse conceito, existem dois tipos de ativo: o circulante e o não circulante, conheça-os melhor.
Ativo circulante
São direitos e bens que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo. Como, por exemplo, o dinheiro em caixa e as dívidas de clientes.
Ativos não circulantes
Se refere a direitos e bens cuja conversão em dinheiro ocorra somente a longo prazo, ou pelo menos em um período maior do que o fim do ano vigente.
O que significa passivo?
Já os passivos se referem a todas as despesas e dívidas que uma empresa possui. Ou seja, toda a soma de saída de capital do empreendimento. Além disso, existem algumas subdivisões, como os passivos não exigíveis e os exigíveis.
Os não exigíveis consideram todo o patrimônio líquido da empresa, além do capital social dos sócios. É importante destacar que os exigíveis possuem duas subdivisões: passivos circulantes e não circulantes.
Passivo circulante
Refere-se a tudo o que a empresa precisa quitar dentro do ano de exercício vigente, como salários, encargos, tributos, entre outros.
Passivo não circulante
Já os passivos não circulantes são as dívidas e as despesas que devem ser pagas em um prazo além do ano vigente, como despesas contingentes, financiamentos que excedam o exercício, entre outros.
Importância do ativo e passivo em uma empresa
Você sabe, afinal, por que é tão importante conhecer a função de ativo e passivo? Muito bem, o motivo é simples: para manter a saúde financeira do seu negócio. Pois, ao maximizar ativos e reduzir passivos, a empresa se torna muito mais rentável.
Tudo isso impacta no planejamento financeiro do negócio e permite que o empreendedor controle os seus investimentos e programe como quitar as suas dívidas. Se educar em relação aos ativos e passivos é fundamental, pois é quase impossível manter uma operação com zero passivos.
Portanto, quanto mais equilibrado for o negócio, mais rentável e saudável ele se apresenta. Por conta disso, as chances de se obter investimentos de acionistas aumentam consideravelmente.
Você já conhecia a diferença entre ativo e passivo dentro da economia? Diga-nos o que achou do nosso post sobre o assunto aqui nos comentários!