Entenda porque conflito entre Rússia e Ucrânia é ganho para o Brasil de acordo com economista Igor Barenboim
Por Mais Brasil News
São Paulo, 15 de março – Em entrevista para a rádio Mais Brasil News 2ª edição, o economista Igor Barenboim explicou porque a guerra atual entre Rússia e Ucrânia pode representar uma vantagem econômica para o Brasil.
Apesar do estado de guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil se encontra em vantagem quando o assunto é economia. O economista Igor Barenboim, em entrevista com a rádio Mais Brasil News 2ª edição, analisou a situação do cenário atual.
Em sua análise Barenboim comentou que a Rússia é o palco de uma guerra e portanto sua economia está abalada. A China aposta em uma agenda de prosperidade comum e interveio em empresas, mudando diversas regras que prejudicaram o capital estrangeiro.
O primeiro-ministro da Turquia é visto como uma figura complicada, pois quer decidir os juros na caneta e não tem respeito pelas regras econômicas, Diante desse cenário não favorável para emergentes, o Brasil virou interessante.
De acordo com o economista, o Brasil é um grande produtor de commodities e, sem a Rússia ativa no mercado ele se torna mais imprescindível, O Brasil é um grande exportador de ferro, soja, proteína animal, cana de açúcar e suco de laranja.
Igor pontuou que, em que pese a tragédia humanitária, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes exportadores de commodities, está se estendendo e isso gerou o aumento do preço do trigo, petróleo e gás, o que significa um ganho nos termos de troca do nosso país. “Tudo o que a gente vende para o mundo subiu de preço, então o país está ganhando mais com isso. No entanto, o preço para o consumidor subiu, mas a renda não, o que traz um desafio de distribuição de renda dentro do país”, observou Igor em sua análise.
Na visão do Barenboim, a economia da Rússia pode declinar com o conflito por um grande período, e se esse tempo será maior ou menor, também depende de que lado a China estará. “O que estamos vendo, ficou claro agora, que os Estados Unidos falaram que se a China apoiar a Rússia, ela vai sofrer as sanções, e por isso a guerra pode desescalar nos próximos dias”, analisa.