Saiba de uma vez por todas como investir em commodities
O mercado de investimentos está em alta e o Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. Elas são os insumos em seu estado bruto usados nos processos industriais. São utilizados na produção de automóveis, bens de consumo, eletrônicos, entre outros. Portanto, são produzidos em grande escala e, por isso, são bons investimentos para as pessoas físicas. Neste artigo, você vai entender as suas vantagens, seus tipos e como investir em commodities. Confira!
O que são commodities e suas vantagens
A palavra “commodity” vem do inglês e significa “mercadoria”. Isso quer dizer muito sobre o seu significado aqui no Brasil, pois são produtos em sua matéria-prima bruta, utilizados pelas indústrias e setores na produção de bens de consumo.
Uma das suas primeiras vantagens é que, por ser produzido em grande escala, ele pode ser estocado por um longo período. Tudo isso sem perder a sua qualidade, fato muito importante para os investidores.
Por se tratar de insumos usados ao redor do mundo, eles são negociados em escala global. O planeta necessita deles para se desenvolver e as pessoas, para sobreviver.
Portanto, pense que, ao investir em commodities, você conseguirá enxergar a participação dos insumos na sua rotina. No trigo usado no seu pão, no café da manhã e no combustível do seu carro, por exemplo.
Tipos de commodities
Por se tratar de insumos em seu estado bruto, as opções de commodities são infinitas. As principais commodities de mercadorias e mineral brasileiras são:
- Laranja;
- Açúcar;
- Petróleo;
- Minério de ferro;
- Ouro;
- Boi;
- Soja;
Elas podem ser divididas em segmentos como:
- Financeira: Moedas como o dólar, euro e o real, ETF (índices como Ibovespa e Small) e Títulos do Tesouro Direto;
- Energética: Etanol, gás natural e a eletricidade.
Como investir em commodities
No mercado existem várias formas de investir em commodities, elas podem ser direta ou indiretamente.
Vamos começar pelos chamados contratos futuros, que funcionam como um contrato de intenção de compra e venda.
O produtor e o comprador combinam um preço antes mesmo da colheita ou abate do boi. Para que a entrega e o pagamento seja feito em uma data futura. Eles são negociados no segmento derivativo da B3 (Bolsa de Valores Brasileira).
As commodities que são mais negociadas são as de etanol, soja, milho, café e boi gordo. Utilizados em sua grande maioria por produtores, sempre com a intenção de “travar” os preços que comercializam.
Mas não são só eles que investem neste tipo de commoditie, se você tem algum objetivo financeiro, pode optar por ela também.
Existem outros tipos de investimentos que podem ser interessantes para você. É o caso dos fundos de investimentos que aplicam em commodities. Você tem a opção de comprar suas cotas, assim, estará investindo em commodities.
Investir em ações das empresas produtoras como a Suzano, a Vale e CSN, pode ser um ótimo investimento em commodities.
Agora, se você se interessa em investir diretamente em commodities, pode optar pelas ETFs. Elas são fundos de índices que têm suas cotas negociadas no pregão da B3 como se fossem ações.
Outro investimento direto em commodities é participar de projetos de crowdfunding. Ele se trata de uma modalidade de investimento altamente rentável em que um grupo de investidores se une para colocar em prática projetos do seu interesse. A vantagem é que ele não apresenta oscilações das ações ou contratos futuros.