Blog

O que é rentabilidade?

Investir em ações e em fundos de investimento tem atraído cada vez mais pessoas de várias classes sociais, dispostas a encarar os riscos para viver da rentabilidade de seus investimentos. Mas, afinal, o que é rentabilidade? Com o Igor Barenboim, dúvidas não ficam sem respostas. Confere como dá para investir bem no mercado financeiro e obter  lucros.

Afinal, o que é rentabilidade?

Nos últimos anos, tornou-se muito comuns as pessoas pesquisarem como começar a investir na bolsa de valores. As motivações variam, mas quase todo mundo cita a necessidade de ter mais fontes de renda ou até mesmo viver disso, como muitos investidores fazem.

Porém, esse assunto ainda é uma incógnita para muitos. Principalmente em relação aos termos técnicos que geram uma enorme confusão sobre exatamente o que é a rentabilidade.

Em linhas gerais, podemos definir o termo como o ganho financeiro de um investimento de acordo com o percentual de retorno obtido com a aplicação deste capital

No nosso artigo do mês passado “Como calcular rentabilidade acumulada“, usamos um bom exemplo, relembre:

“Você decide comprar um imóvel, o que é mais recomendado: investir na compra para fazer de aluguel ou aplicar em um fundo de investimento? ”

A resposta é essa: tudo vai depender do retorno que cada opção lhe trará. Dessa forma, o dinheiro será aplicado de forma racional, visando maior retorno.

A rentabilidade é a diferença do valor entre o que foi aportado e o que será resgatado futuramente. A razão dessa diferença é o uso dos juros compostos.

São os juros que são aplicados sobre o investimento realizado, ou o termo famoso “juros sobre juros”. É dessa forma que muitas pessoas conseguem viver de renda, visto que os juros compostos fazem o patrimônio obtido crescer exponencialmente.

Temos três tipos:

  • Rentabilidade real: é a diferença entre a rentabilidade adquirida durante certo período descontado a inflação da época;
  • Rentabilidade nominal: é a rentabilidade adquirida durante certo período de tempo;
  • Rentabilidade acumulada: a diferença adquirida durante todo o processo de investimento e não sobre um certo período de tempo.

Citamos no artigo anterior sobre a rentabilidade acumulada e como o cálculo é feito.

Para resumir, não é difícil entender o que é rentabilidade. O segredo está em receber uma assistência especializada de quem conhece o mercado como poucos.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de economia

Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim aborda em seu blog diversas dicas sobre economia.

Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.