Blog

Como calcular rentabilidade acumulada

O mercado de ações cresce mesmo em tempos de crise e os investidores estão sempre atentos aos movimentos da bolsa, esperando ansiosamente receber a rentabilidade acumulada.
Mas o que significa esse termo? O blog do Igor Barenboim vai te explicar precisamente como calcular rentabilidade acumulada e mais.

O que é rentabilidade

Geralmente, recebemos vários contatos de pessoas que estão interessados em investir na bolsa de valores em ações de empresas com o objetivo de ter mais fontes de renda e até viver disso.

Porém, muitos do que nos procuram ainda não conseguem entender perfeitamente todos os termos técnicos e acabam se confundindo sobre exatamente o que é a rentabilidade.

Diante dessa dificuldade, vamos explicar o termo: “É o ganho financeiro de um investimento de acordo com o percentual de retorno obtido com a aplicação deste capital”, diz a XP.

Vou te dar um exemplo bem prático. Falando de comprar um imóvel, o que é mais recomendado: investir na compra para fazer de aluguel ou aplicar em um fundo de investimento?

Tudo vai depender da rentabilidade que cada opção lhe trará. Dessa forma, o dinheiro será aplicado de forma racional, visando maior retorno.

A rentabilidade é a diferença do valor entre o que foi aportado e o que será resgatado futuramente. A razão dessa diferença é o uso dos juros compostos. São os juros que são aplicados sobre o investimento realizado, ou o termo famoso “juros sobre juros”. É dessa forma que muitas pessoas conseguem viver de renda, visto que os juros compostos fazem o patrimônio obtido crescer exponencialmente.

Temos três tipos de rentabilidade:

  • Rentabilidade real é a diferença entre a rentabilidade adquirida durante certo período descontado a inflação da época;
  • Rentabilidade nominal é a rentabilidade adquirida durante certo período de tempo;
  • E a rentabilidade acumulada.

Saiba mais: COMO CALCULAR A RENTABILIDADE DE CARTEIRA DE INVESTIMENTO

O que é e como calcular rentabilidade acumulada

A rentabilidade acumulada é basicamente o quanto a ação teve de rentabilidade, ou lucro, durante todo o período de investimento e não sobre certo tempo analisado.

O cálculo é feito desta forma:

  • Temos o valor inicial de cota;
  • Quantidade de cotas;
  • Valor de cota no fim de cada mês, pela divisão da quantidade total de cotas e o valor da carteira;
  • Divide-se o patrimônio final e a quantidade de cotas e se tem o valor da cota final;
  • Por fim, deve se dividir o valor da cota final pelo valor inicial e, assim, encontra-se a rentabilidade acumulada.

Saber como calcular a rentabilidade acumulada é um quebra cabeça para realizar a montagem de todos os valores e fazer a divisão. A dica é contar com os serviços especializados de consultoria de Igor Barenboim.

Saiba mais: COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETO DE FORMA SEGURA

Acompanhe o blog para mais dicas de economia

Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim aborda em seu blog diversas dicas sobre economia.

Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.