Blog
Como resgatar tesouro direto XP

Como resgatar Tesouro Direto XP de forma rápida

Nos tempos aos quais vivemos, é importantíssimo contar com reservas financeiras para dar conta das despesas mensais dentro de casa. E uma solução com rentabilidade acima da inflação é o tesouro direto. Se você já investiu e precisa ter esse dinheiro rápido para começar a pagar as dívidas do início do ano, veja como resgatar Tesouro Direto XP de forma rápida e sem complicações.

Porque investir no tesouro direto XP

O tesouro direto é um programa criado pela Secretaria do Tesouro Nacional no ano de 2002 em parceria com a B3, empresa integrante da bolsa de valores de São Paulo. O grande objetivo é realizar a democratização da compra e venda de títulos públicos do governo federal por pessoas físicas diretamente pela internet, atingindo a maior parte da população.

Os títulos públicos federais são os ativos do Tesouro Nacional sob a forma de escritura eletrônica para financiar o déficit Orçamentário geral da União e os títulos da Dívida Pública Federal com custódia de Centrais Depositárias especializada e habilitada para este fim.

Esses ativos são de renda fixa, ou seja, tem rendimento constante mais a inflação do período.
O brasileiro não foi educado financeiramente a fazer um investimento pensando em seu futuro. Sempre se disse que somente os riscos poderiam ir para bolsa e ter dinheiro.

Mas o tesouro direto mudou esta concepção: agora é possível investir no seu futuro com os papeis do governo. O que se precisa é apenas do CPF e de uma conta corrente.

É possível comprar um ou mais títulos diretamente no site do tesouro direto.

Agora, vamos saber como resgatar tesouro direto xp de forma rápida e segura.

Como resgatar tesouro direto XP

O procedimento de resgate do tesouro direto é simplificado e não exige maiores detalhes. Há duas formas:

  • Na data de vencimento;
  • Venda antecipada do título.

Essa recompra é feita pelo próprio governo. Para isso, é preciso acessar a conta da XP, solicitar o resgaste e o dinheiro cai direto na conta em até um dia útil, sem complicações.

É importante prestar atenção nas datas de vencimento dos títulos, se são a médio prazo ou a longo prazo e muda de acordo com o seu comportamento, já que os valores são colocados de acordo com o comportamento do mercado.

Investir no tesouro direto é uma excelente fonte de rentabilidade e garantia de dinheiro em títulos que nunca deixarão de existir.

Acompanhe o blog para mais dicas sobre economia

Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim aborda em seu blog diversas dicas sobre economia.

Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.