Blog

Decisões financeiras e o comportamento humano analisa a perigosa interferência dos impulsos e emoções nos investimentos

Livro dos economistas Igor e Iana Barenboim traz reflexões e informações sobre um tema ainda pouco abordado no Brasil.

Ao comprar um apartamento, é normal as pessoas observarem a planta e se entusiasmarem com a varanda gourmet e a piscina de borda infinita, mas deixam de considerar fatores fundamentais para a preservação da saúde financeira, como o valor do IPTU e do condomínio ou a liquidez que terá quando resolver vender o imóvel.

Esse é um exemplo emblemático de como os impulsos e as em emoções humanas podem ser nocivas e impor perdas financeiras, mas não é o único. Atitudes apressadas e impensadas são adotadas por uma grande parcela da população nas mais diversas operações que envolvem recursos como, por exemplo, a compra e venda de ações. Muitos investidores menos experientes tomam suas decisões com base na conduta da maioria – o chamado “comportamento de manada” – o que, com frequência, faz com que amarguem prejuízos nas duas pontas da operação: compram na alta e vendem na baixa

Para analisar o impacto do comportamento humano nas decisões financeiras – área em que o Brasil ainda está engatinhando -, o economista e professor universitário Igor Barenboim, com a colaboração de sua irmã Iana Barenboim, também economista, escreveu o livro “Decisões financeiras e o comportamento humano” (Editora Figurati).

A obra se originou das aulas ministradas por Igor para o curso de Finanças Comportamentais, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), enriquecidas por comentários e questionamentos dos alunos. Para transformar esse conteúdo acadêmico num texto com linguagem compreensível para leigos em economia – porém interessados em conhecer com profundidade essas reações – Igor contou com a colaboração de sua irmã, Iana, especialista em transmitir conhecimento de economia e finanças a pessoas com menos instrução formal na área. Como resultado, o livro apresenta conceitos com fundamentos acadêmicos e faz análises e observações numa linguagem acessível e fluída. “Afinal, o estudo de como os seres humanos tomam decisões, em geral, e as financeiras, em especial, pode ajudar a todos a se aprimorar na tomada de decisões.”, assinala Igor Barenboim na apresentação.

Sobre os autores:

Igor Barenboim é economista, com Ph.D. pela Universidade de Harvard. Atualmente, é professor de Finanças da Fundação Getulio Vargas e sócio da Reach Capital. Foi secretário adjunto de Política Econômica do país, responsável pela elaboração, avaliação e aprovação de legislações e regulamentações de impacto microeconômico em âmbito nacional, e subsecretário de Administração do Rio de Janeiro. Começou a carreira como economista global e membro da equipe fundadora da Gávea Investimentos, uma casa de investimentos multibilionária líder no Brasil. Antes de ingressar no governo, atuou como superintendente da Tesouraria do Banco Itaú.

Iana Barenboim é economista especializada em desenvolvimento econômico. Iniciou a carreira no mercado financeiro e abriu sua primeira empresa aos 21 anos. Depois, foi diretora financeira do Voopter e do Olabi, no Rio de Janeiro. Hoje, é diretora de departamento no MUVA, ONG que trabalha para a inclusão econômica de jovens em situação de vulnerabilidade. Nessa organização, lidera desde a elaboração de conteúdos simplificados de finanças até o desenvolvimento de modelos financeiros inovadores para países como Moçambique, melhorando a situação econômica de milhares de pessoas.

Sobre a Figurati:

A Figurati publica livros de não ficção nas áreas de desenvolvimento pessoal, empresarial e gestão. É integrante do grupo editorial Novo Século, que nasceu em 2001 e que ano a ano se fortalece por meio de suas publicações e autores com os quais o grupo tem o privilégio de trabalhar em conjunto, compartilhando propósitos e conectando pessoas através da literatura.

Ficha técnica

Título: Decisões financeiras e o comportamento humano
Autores: Igor Barenboim e Iana Barenboim
Editora: Figurati
Páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm