
O que é inflação e como ela afeta o bolso dos brasileiros
A inflação se trata de um indicador econômico que tem um impacto direto na vida da população. Podemos ver isso claramente quando os preços de bens e serviços sobem de forma generalizada, afetando o poder de compra das famílias e empresas.
No Brasil, ela tem períodos de alta instabilidade, influenciando o consumo de bens e também dos investimentos. Continue a leitura para saber mais sobre a inflação e como ela afeta o bolso dos brasileiros.
Entenda mais sobre a inflação
Ela se trata do aumento contínuo e generalizado de produtos e serviços em determinado período, ou seja, o mesmo valor em dinheiro compra menos itens com o tempo. A inflação pode ser medida por diferentes índices, sendo causada por variados fatores:
- Demanda: aumento do consumo sem um aumento na oferta de produtos e serviços;
- Custos: aumento dos preços de matérias-primas, energia, etc;
- Inercial: por conta da expectativa de preços, empresas e consumidores ajustam os preços e salários;
- Política monetária e fiscal: algumas decisões do Governo também podem influenciar neste aumento, como aumento da emissão de dinheiro ou alta de impostos.
Como a inflação afeta o bolso dos brasileiros
A inflação é um assunto recorrente e que sempre está nos assuntos dos jornais. Ela tem grande influência no consumo e afeta drasticamente no bolso dos brasileiros. Dentre as principais consequências, temos:
- Menos poder de compra: na maioria das vezes, o aumento dos preços não acompanha os salários, desse modo, os brasileiros compram menos produtos com o mesmo valor de anos atrás;
- Mais juros: o Banco Central pode aumentar a taxa de juros, deixando o crédito para empresas e consumidores mais caros, desse modo, empréstimos, financiamentos e compras parceladas ficam mais caros;
- Perda de valor do real: a moeda brasileira perde o valor com relação às demais moedas estrangeiras, podendo impactar investimentos estrangeiros, produtos importados e viagens;
- Diminuição de contratações: o emprego e renda tem grande impacto por conta a instabilidade econômica, podendo afetar as contratações;
- Maior desigualdade social: com os produtos mais altos, as famílias de baixa renda gastam boa parte dos seus salários com produtos essenciais.
Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim possui know-how para te dar as melhores dicas sobre o mercado financeiro.
Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.