Blog

Qual a diferença entre PIB Nominal e PIB Real?

PIB, Produto Interno Bruto, significa a soma de todos os bens e serviços de um determinado local. Ele pode ser feito a cada três meses ou uma vez ao ano, e não são somente os economistas e investidores que ficam de olho neste índice, pois ele representa como anda a economia.

Ou seja, se o PIB estiver alto, quer dizer que aquele país está com alto poder de compra e venda, assim, mais se investe nele. Contudo, é para se preocupar quando o valor está baixo, visto que, denota que a economia não anda bem.

Ao longo do artigo você encontrará mais informações sobre como ele é calculado e a diferença entre o PIB Nominal e Real.

Como o PIB é calculado

No Brasil, o cálculo do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A soma dos bens e serviços finais é feita a cada trimestre e uma vez ao ano e são comparados com os resultados anteriores para verificar como anda a economia.

Lembrando que a soma é feita somente dos bens e serviços finais, ou seja, não são considerados os itens primários e intermediários. Um exemplo prático é o pão, é considerado somente o valor de pão produzido e não de farinha e/ou trigo.

Importância do conhecimento do PIB

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o PIB não é o dinheiro de um país, como o Tesouro Nacional. Ele é um indicador da economia, dessa forma, não aponta como está a qualidade de vida, educação e distribuição de renda de um país ou região.

Tendo conhecimento dos valores do PIB, é possível analisar o crescimento econômico, compará-lo com outras regiões, assim, analisar o que pode ser feito para melhorar e verificar onde é o melhor lugar para fazer investimentos. A variação do PIB de um ano para outro, resulta em melhorias para todos de um país ou região.

Diferença entre PIB Nominal e PIB Real

A diferença entre o PIB Nominal e o Real está na consideração dos preços e valores dos bens e serviços, veja como é feito o cálculo de cada um:

  • Nominal: é considerado apenas os preços e valores dos produtos e serviços no instante em que foram produzidos. Portanto, ele pode apresentar alterações por conta das variações da inflação ou deflação;
  • Real: esse é o tipo de PIB que os economistas utilizam, pois ele não considera a inflação durante o período em que o produto ou serviço foi produzido, tendo um resultado sem muitas variações.

Além desses dois tipos de PIB, há o per capita, nele é feita a divisão do PIB pelo número de pessoas de determinada região. Porém, ele não indica qualidade de vida ou IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, pois um país com muitos habitantes e um PIB alto pode ter um per capita baixo.

O PIB do Brasil em 2022 foi de R$ 9,9 trilhões e de R$ 2.556,5 bilhões, sendo o estado de maior riqueza em 2022, São Paulo e o país ficando em 12º no ranking mundial.