Blog

Política vs. Recuperação pós Covid

As notícias econômicas da semana foram muito boas. Tivemos índices que medem a disposição dos compradores (PMIs) no mundo todo indicando aceleração da economia. Tivemos também dados positivos de pedidos de bens duráveis nos EUA que apontam para recuperação da economia. Os pedidos de seguro desemprego dessa semana nos EUA tiveram queda expressiva. Na China vimos as exportações subindo 7,2% em julho reflexo da recuperação global. Na Europa tivemos dados de vendas no varejo muito positivos completando a recuperação em V. Aqui no Brasil a surpresa boa econômica veio da produção industrial em junho que cresceu 8,9% no mês.

As notícias sobre vacinas são positivas também. Tivemos o instituto Butantã prevendo vacina aos milhões ainda esse ano. E o Anthony Fauci, imunologista do governo americano, prevendo vacinação em massa até o primeiro trimestre do ano que vem.

Mas a política turvou o ambiente. Trump assinou decretos impedindo o Tiktok e o Wechat de operarem nos EUA se tiverem controlador chinês. Temos um imbróglio no Capitólio para definir como seguirá a política de renda mínima americana enquanto a pandemia continua e com isso muita incerteza de como a economia americana se sustentará nos próximos meses. No Brasil os ruídos políticos também trouxeram incerteza principalmente do ponto de vista fiscal. Até o fim de agosto o governo precisa apresentar o orçamento de 2021 e a política não cabe dentro orçamento. Com isso andou-se especulando ideias sobre furar o teto de gastos. Outro ruído é sobre a prorrogação do “coronavoucher” no Brasil. Governo quer reduzir valor, mas não é obvio que Congresso aprovaria, o que acaba empurrando o governo para gastar mais ainda esse ano.