Blog
Qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa

Qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa

Costumeiramente, o mercado financeiro apresenta soluções para que os seus usuários possam movimentar os seus papéis e ações de modo a produzirem seus rendimentos acompanhando os juros do mercado. E cada vez mais as pessoas físicas tem considerado investir em ações e títulos para adquirirem maior gordura e poderem viver de rendimentos adquiridos pela variação das ações das empresas. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre qual tipo de ação investir no mercado. Por isso, vamos te ajudar começando com a explicação sobre qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa.

O que é Renda fixa

Quando se trata de investimento em renda fixa, temos por entendimento que se trata de um valor emprestado para Bancos, Empresas ou Governo com juros. Portanto, são investimentos indicados para quem está começando, e não deseja arriscar tanto.

As rentabilidades dos investimentos de renda fixa podem ser prefixadas, pós fixados ou híbridos, usando critérios de tempo e carência com taxa de rendimento atrelada a Selic ou CDI.

Na taxa prefixada, o rendimento será fixo ao longo do tempo até o seu vencimento. Na taxa fixada, o baseamento é feito em índices como Selic, CDI e IPCA, o que significa que enquanto essas taxas aumentam, o seu investimento também estará aumentando.

Já na modalidade híbrida, existe uma junção desses dois tipos, e se trata de uma opção interessante porque a taxa fixa geralmente é acima da inflação.

Também se trata de uma modalidade de investimento onde não ocorre prejuízo, uma vez que se caso tiver desvalorização ou falência, o cliente está assegurado pelo Fundo Garantidor de crédito, em até R$ 250 mil.

As modalidades de renda fixa são:

  • CDB;
  • Poupança;
  • Tesouro Direto;
  • Entre outros.

Para saber qual melhor produto de renda fixa para investimento, é importante analisar o tempo de aplicação, índices, a taxa de rendimento e o valor a ser investido.

O que é o fundo de investimento

Os fundos de investimento são simples de se entender: é basicamente um condomínio onde diversas pessoas e empresas deixam suas aplicações financeiras disponíveis para serem movimentadas.

O lucro que possa ser obtido com os papeis e ações é dividido com todos os participantes do fundo, respeitando o quanto cada pessoa investiu nesta carteira conjunta.

O patrimônio é o conjunto de todos os valores que estão dentro do fundo de investimentos. Todas as regras são definidas entre os participantes e administrada por um gestor designado pela responsável pelo fundo.

Qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa

Uma coisa é diferente da outra. O fundo de investimento é a reunião de todas as ações em uma carteira única, o que facilita a gestão e acompanhamento das ações. A renda fixa é justamente a ação que vai para o fundo de investimento.

Depois de entendermos qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa, a conclusão é a sua participação vai depender muito do seu perfil de investimento.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de economia

Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim aborda várias dicas de economia em seu blog.

Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.

Depois de saber qual a diferença entre fundo de investimento e renda fixa, continue acompanhando nosso blog para mais dicas de economia.