Blog

Qual a diferença entre ativo e passivo?

Alguns conceitos dentro do mercado financeiro são bem difundidos e acabam passando pela nossa vida com a maior naturalidade quando mexemos com o dinheiro. Porém, há muitos que não conhecem diferenciar estes termos. Exemplo: poucas pessoas conseguem saber qual a diferença entre ativo e passivo.

Mas não se preocupe, vamos dissecar este assunto e ajudar você a entender o que cada termo significa e o seu uso correto dentro do mundo das finanças.

Onde se aplicam os termos ativo e passivo

Dentro do mundo contábil e empresarial, as palavras ativo e passivo são mais comuns do que se imagina, principalmente quando lemos os balancetes e demonstrativos bancários das empresas no jornal.

Mesmo estando tão presente na mídia impressa, muitas pessoas ainda não possuem todo o entendimento sobre o que cada um significa. A situação é mais curiosa porque se está presente também no âmbito das finanças pessoais e no ramo dos investidores de mercado.

Sem mais delongas, vamos trazer o que cada um diz e sua parte prática. A tradução vem pela parte contábil de uma organização, seja empresa ou pessoa física que tem seus investimentos.

O que é ativo

É tudo aquilo que pertence a uma empresa. É bem possível que, dentro da empresa, você tenha computadores, cadeiras, materiais, máquinas de trabalho, estoque de produtos, automóveis, etc.

Todas estas coisas que trazem valor para o negócio são chamadas de ativos, propriamente usados pela corporação. Em efeitos contábeis, considera-se também as dívidas a receber de fornecedores e pessoas.

Investimentos? São ativos seus que rendem lucros para ti e fazem parte deste universo. Podemos dividir o ativo em:

  • Ativo circulante: são os bens e direitos a receber.
  • Ativo permanente: O que garante o funcionamento da empresa, como imóveis.
  • Ativos fixos: são divididos em tangíveis, que são os bens materiais, e os intangíveis, que são perenes, como direitos de marca e direitos autorais.

O que é passivo

O passivo é tudo aquilo que se deve pagar, as suas despesas. As contas mensais, salários, pagamento de fornecedores, empréstimos feitos são um exemplo de passivo.
Este número é fundamental, seja dentro do negócio ou em casa. Com os valores para serem pagos, é possível fazer o contrabalanceamento financeiro e evitar ficar no prejuízo mensalmente.

Agora, vamos entender a diferença entre ativo e passivo de forma mais direta.

Qual a diferença entre ativo e passivo

De forma bem resumida e clara, para que não fique nenhuma confusão. A diferença entre ativo e passivo é baseada pelo o que entra de valores e o que sai do negócio.

Ativo é tudo que se entra e recebe, gerando valor concreto em dinheiro. O passivo é o que precisa se pagar, sejam aqueles circulantes, pagos em até um ano, ou os de longo prazo.

Com essas informações sobre qual a diferença entre ativo e passivo, fica mais fácil planejar o futuro da empresa a evitar que fique no prejuízo e perca seu equilíbrio financeiro.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de economia

Com larga experiência no mundo corporativo e passagens pelo Ministério da Fazenda, onde atuou no Conselho Monetário Nacional e foi presidente do Conselho Fiscal do Banco de Investimentos do Banco do Brasil, e na Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Barenboim aborda várias dicas de economia em seu blog.

Formado em economia pela PUC, mestre e Ph.D. em Harvard, atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e tem dezenas de artigos publicados no Jornal do Brasil, O Globo e Valor Econômico.

Depois de saber qual a diferença entre ativo e passivo, continue acompanhando nosso blog para mais dicas de economia.