Blog

Qual a importância do petróleo para a economia do Brasil?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo no mundo e se mantém na mesma posição de 2020. Assim, ele se torna o maior produtor da América Latina.

Diferente do que muitos pensam, ele não é usado apenas como combustível nos automóveis. Ele tem grande parte na economia mundial e, o Brasil por ser um grande produtor, também tem sua importância na economia, confira.

Utilidade no petróleo na sociedade como um todo

O petróleo se trata de um recurso energético mais usado no mundo. Feito pelo acúmulo de material orgânico, passando por transformações diante de condições específicas de isolamento e pressão.

Seus principais derivados são:

  1. Gasolina;
  2. Óleo diesel;
  3. Querosene;
  4. Parafina;
  5. Lubrificantes industriais;
  6. Alguns tipos de solventes e plásticos.

Como visto acima, devido à grande variedade de derivados, ele é responsável por diversas atividades na sociedade. Claro que sua principal função é o combustível automotivo, mas ele também é usado como matéria-prima na fabricação de tintas, plásticos, borracha sintética, medicamentos, fertilizantes, dentre outros produtos.

Segundo dados da International Energy Agency (IEA), em 2019, 31,1% da matriz energética mundial é composta de petróleo e seus derivados. Conclui-se que ele é de extrema importância para a economia global.

Importância do petróleo para a economia do Brasil

A principal produtora de petróleo no Brasil é a Petrobrás, atualmente, a segunda maior empresa de valor de mercado do país. Ela é uma empresa estatal de economia mista fundada na década de 50. Seu acionista majoritário é o Governo Federal.

Em 97 o monopólio da Petrobrás foi quebrado, e o setor deu um salto grande na produtividade com a participação de outras empresas no setor, gerando competição. Os avanços tecnológicos aumentaram a eficiência e baixaram os custos de produção.

Atualmente, o petróleo representa 13% do PIB brasileiro. Sendo assim, ele tem um impacto grande na economia brasileira. A União detém mais de 50% dos papéis ordinários e possui 36,61% do total da Petrobrás.

Só no ano de 2021, a Petrobrás pagou R$ 202,9 bilhões em tributos e R$ 37,3 bilhões em dividendos à União. Esses valores permite o aumento da verba disponível para investimentos em algumas áreas como educação, saúde e infraestrutura.

Portanto, nesse caso, ele tem um impacto positivo na economia brasileira. Por outro lado, com o aumento dos preços, todos os outros produtos que necessitam dele para sua fabricação terão um acréscimo.

Além disso, o transporte dos outros produtos como alimentos sofrem esse aumento de preço. A maior parte da logística dos produtos ainda são feitas pelas rodovias e usam a gasolina como combustível, um dos derivados do petróleo.

O petróleo se trata de um recurso não renovável, ou seja, ele é finito. Portanto, aos poucos, novas tecnologias devem ser usadas para se usar novos combustíveis fósseis.